Sobre

Embaixadora da Juventude da ONU, ativista, acadêmica e palestrante

Mahryan Sampaio tem 24 anos e reside atualmente em São Paulo, Brasil. Sua trajetória com projetos sociais começou tão cedo que hoje não consegue desassociá-la de sua própria existência. Apaixonada por pessoas, sempre teve a transformação social como um grande ideal e missão de vida. 

É graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduada em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Atua nas áreas de Direitos Humanos e Meio Ambiente, com foco em Raça, Gênero, Juventudes e Mudanças Climáticas. 

Atua como Co-Fundadora e Diretora no Instituto Perifa Sustentável, além de ser Conselheira Deliberativa do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental - FunBEA. 

É membra da diretoria da ONG I Know My Rights (IKMR), atuando na proteção dos direitos humanos de crianças refugiadas no Brasil.

Enquanto Delegada do Brasil no Youth20, representa o tema de Mudanças Climáticas, Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável no G20 Brasil.

Faço parte de uma juventude ambiciosa que entende a necessidade de ações ousadas e corajosas para mudar nossa realidade.

Se não formos nós, quem? E se não for agora, quando?

Nos chamam de jovens-potência. E estamos transformando o mundo sem deixar ninguém para trás.

— Mahryan Sampaio

Ativismo

Ativista climática antirracista, Mahryan trabalha promovendo os direitos humanos de minorias sociais e comunidades vulnerabilizadas.

Integrou a delegação brasileira no 10º ECOSOC Youth Forum (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas), trazendo perspectivas sobre como combater a violência estrutural direcionada às mulheres e meninas.

Foi delegada do Brasil em Conferências da ONU para Mudanças Climáticas, como a COP 26 (Escócia), COP 27 (Egito), e COP 28 (Dubai), visibilizando o racismo ambiental no Brasil. 

Em 2024, tornou-se representante da juventude brasileira no Youth20, representando a juventude no G20 Brasil. Integra o Conselho Jovem da Delegação da União Europeia no Brasil (YSB), acompanhando os acordos de cooperação entre Brasil e União Europeia.

Foi escolhida como Kofi Annan Changemaker, sendo uma das 12 líderes globais apoiadas e capacitadas pela Fundação Kofi Annan, do ex-Secretário Geral da ONU.

É uma das Vozes Que Inspiram da multinacional P&G e Vital Voices Global Partnership, evidenciada como uma líder social que impacta positivamente o mundo.

Integra o Youth Climate Leaders (YCL), que reúne jovens lideranças na área de sustentabilidade e clima. Faz parte do Global Shapers, rede de jovens do Fórum Econômico Mundial, trabalhando em projetos de sustentabilidade e ação territorial em favelas e comunidades.

Experiência Profissional

Integra a Diretoria da IKMR, única ONG que se dedica especificamente às crianças refugiadas no Brasil, exercendo o cargo de Coordenadora de Projetos para Juventude.

Além disso, é Coordenadora do #RefuTeen, iniciativa de mobilização digital em direitos humanos, financiada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

É Diretora do Instituto Perifa Sustentável, organização que democratiza as discussões sobre mudanças climáticas para as comunidades do Brasil.

Trabalhou na Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, (CAIM/SMRI) com os temas de migração, gênero, educação, meio ambiente, economia circular, tecnologia, desenvolvimento estratégico urbano e smart cities.

Trajetória Acadêmica

Internacionalista formada. Em 2019, fez parte de missão acadêmica de Integração Regional Latino-Americana na Universidade Católica do Uruguai.

É pós-graduada em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/UNIFESP), estudando a trajetória de mulheres negras na luta política pelos direitos humanos.

Foi pesquisadora bolsista da Belas Artes, estudando a proteção dos direitos humanos na África sob ótica decolonial.

Também atuou como pesquisadora da Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus, integrando o GT de Juventude Negra, e Migrantes e Refugiados.

Também através da Cátedra, concluiu a formação internacional em Políticas Externas Europeias para os Direitos Humanos e Democracia.